2 de set. de 2014

  A greve

Cheguei dois minutos pra fechar o portão. Demorei tanto colocando duas blusas de lã e uma jaqueta e agora vou ter que tirar. E estão molhadas de suor. O duro é que tenho que esperar cantar para depois entrar em fila na sala. Está sol.
Eu fico na penúltima posição da fila para cantar o hino, bom é que as professores e a diretora ficam lá em cima e têm dificuldades para ouvir a voz da gente. Eu só fico abrindo a boca e olhando pras pernas delas. E a Vera, sargentona, fica encarando um por um com olhar fulminante para conferir se estão cantando.
Enfim, entramos em sala. A Prof.ª Valquíria pergunta quem quer rodar o mimeografo. Eu levanto a mão.
Mais Eu. Eu. Eu. Eu... e a torcida do Flamengo toda.
A mais esperta gritou o próprio nome, Angela, Angela, Angela. Entregou o estêncil. Ai ai, é muito bom aquele cheirinho de álcool, sair da sala e andar pela escola pra chegar à coordenação. Enquanto isso Val faz a chamada.
Gosto de quando eu posso mostrar o meu caderno na mesa dela. Mas tenho vergonha. Medo de tropeçar. Todo mundo vai pensar que estou apaixonado. Ela tão é cheirosa. A sua mão suave e os olhos que me paralisam só de lembrar.  






A gente sabia que estavam com os salários atrasados. E não sabíamos o que falar nessas horas. Um imbecil com cara de vácuo tentou gralhar. Ouvi baixinho “eu não tenho nada a ver com isso”, mas a Tonhão reagiu antes estrangulando o cara com a exalação do seu cheiro. Cale a boca!   
Ficamos livres depois do recreio. Ouvimos tudo o que a professora estava sofrendo. Contou a história da submissão que a burguesia faz com o proletariado. Qualquer dia, vão ter que fazer uma cesta básica para nós (professores).  
Saímos jogando a mala na escada para o jogo de caçador. Dividimos o time. Naquela hora já estava com vontade de tirar o tênis e a camiseta de tão calor.
-------------------
A professora Valquíria foi para a greve. Nós é que não, porque a diretora alertou que ia ser pesado. Não tinha entendido. Como assim pesado?
No outro dia, não teve aula e nos outros e outros também não.
Pisoteada pelo cavalo, não voltou para corrigir as palavras cruzadas. Não voltou para dar visto e aplicar prova. Não voltou
Não quero nunca mais voltar pra lá naquele colégio. O que era mesmo o tal protelário? Eu não prestei muito a atenção. Ou o governador ficou com raiva porque o chamam de enrustido? E isso é o que mesmo?